Dois filmes bem complementares, co-incidentes, Dogville e Straw Dogs.
Existem filmes que podem ser considerados maravilhosos por fazerem você sair do cinema com a boca amarga?
Sim. Lars Von Trier consegue fazer isso muito bem e por muitas vezes.
"Você acha que ajudando as pessoas você está sendo boa? Isso é arrogância." |
Grace em inglês quer dizer graça.
No início do filme Tom diz que a cidade precisa de um presente. Em inglês, presente é gift. Gift também pode ser traduzido como dom.
Grace é o dom, a graça, recebida por Dogville.
É um teste divino. Ela altera a vida besta do lugarejo. Primeiro, alegra a vida de todos, depois as complica e finalmente é sacrificada para que a comunidade se mantenha coesa. Diante do testemunho que presta frente ao conjunto dos moradores, descrevendo as mesquinharias, violências e intrigas de cada um, o efeito é unir todos contra ela. Se não o fizessem, seriam obrigados a se separar.
A comunidade acabaria.
O filme de Lars Von Trier nos escandaliza porque traduz uma sociedade hipócrita em que somos inseridos quase que naturalmente, e o filme fica bastante impalatável, quando encena o mundo que é construído com nossa covardia.
Nós somos Dogville.
A impotência, o cultivo de nossas frustrações e nossos medos, os desejos de vingança escondidos, a repressão dos sentimentos.
No lugar do sentir: uma boa pitada de boas maneiras.
No silêncio da nossa falsa bondade, esboçando aquele sorriso de enganadores, nos apropriamos, abusamos e violentamos a primeira Grace que aparece em nossas vidas.
Trier escancara tudo isso em um filme com formato de teatro. Joga lentamente na tela amarelada a pergunta:
Como saber quem é mais arrogante?
Do ponto de vista de um cão, não importa se quem lhe é superior é humano ou divino. Se conseguirmos superar as relações de dominação ainda ficaremos nós, sem cão e sem Deus, com a já enorme complicação de sermos apenas humanos.
Tanto na versão original, com Dustin Hoffman, no início dos anos 70, assim como na versão repaginada do ano passado, Sob o domínio do Medo é sempre atual.
A violência é explícita, os sentimentos são contidos.
Essa crueza dos personagens que incomoda tanto, machuca os olhos de quem assiste aquilo tudo numa sala escura.
O filme começa do alto para baixo, ou seja, como se alguém estivesse observando os fatos de um lugar privilegiado, dos céus. Justifica o título original: Cães de Palha - Straw Dogs baseado na filosofia do chinês Lao-Tzu :
Nos antigos rituais chineses, cachorros de palha eram usados como oferendas para os deuses. Durante o ritual, eram tratados com a mais profunda referência. Quando terminava, e não sendo mais necessários, eram pisoteados e jogados fora: “Céu e terra não tem atributos e não estabelecem diferenças: tratam as pessoas como cachorros de palha.” Se os humanos perturbarem o equilíbrio da Terra, serão pisoteados e jogados fora.
Insuportável para muita gente, são os filmes que fazem pensar:
sobre as fraquezas humanas, os limites da inveja, as provocações que desorganizam o que aparentemente está funcionando bem.
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